terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quando a gente pede e Deus não atende

Tem sido comum nos dias atuais certos jovens questionar sobre a existência de Deus, alegando que fez orações num momento de dificuldade e não foi socorrido.
Abordando esta questão, eu mesmo tenho recebido e-mails de pessoas que lêem meus artigos religiosos, gostam, elogiam, mas alegam que perderam a fé porque quando mais precisaram, pediram a solução de seus problemas em oração, mas Deus não atendeu.
No entanto parece que não sabem que, em primeiro lugar, para suas orações chegarem até ao Senhor é preciso se preparar. Esta preparação consiste em estar em estado de graça. Um deles me perguntou o que era “estado de graça”.
Certamente este não havia feito o Catecismo e nem a primeira comunhão, se é católico. Por isso tive de explicar-lhe através do Messenger que, estar em estado de graça é quando se é perdoado dos pecados. Quem vive transgredindo as leis de Deus, (os 10 mandamentos), é claro que está cheio de pecado e por isso a sua oração pode não atingir seus objetivos. Como Deus vai socorrer quem se posiciona contra aos seus ensinamentos?
Fazer um exame de consciência, isto é, lembrar os pecados, reconhecer suas culpas e pedir a Deus perdão (durante oração bem feita) já é meio caminho andado para agradar ao Pai Eterno. Se possível, deve fazer a coisa completa, confessando os pecados a Deus através de um padre, se for católico, ou da maneira que manda cada religião e depois pode ter a certeza de que está em estado de graça. Mas para se aproximar ainda mais de Deus, pode até participar da Eucaristia (ou da ceia do Senhor), conforme a sua igreja.
Desta forma a pessoa está de bem com o Pai Eterno e apto a conversar com Ele através das suas orações. Muitas vezes se alcança aí uma graça, ou seja, Deus, na maioria das vezes, atende aos pedidos daquele que foi perdoado dos seus pecados.
Portanto, a oração para chegar até Deus, tem de ser feita com humildade, pureza e fé. Para ser digno de ser atendido, primeiro deve-se orar pedindo bens espirituais como perdão dos pecados, salvação para a alma a fim de entrar na vida eterna, proteção, paz e sabedoria. Em segundo plano, podemos pedir ajuda para a solução dos nossos problemas do dia a dia.
Não convém pedir nada que possa nos prejudicar no futuro, como riquezas, dinheiro, acertar na loteria, etc..., mas pode-se pedir que Deus nos socorra em todas as nossas necessidades materiais também, pois, afinal estamos vivendo na matéria e não tem como a sobreviver sem receber o “pão nosso de cada dia”.
O ideal seria não termos que pedir nada a Deus, mas só agradecer pela nossa vida, por tudo o que Ele já tem feito por nós, mas como é impossível passar pela vida sem problemas que nem sempre podemos encontrar solução, recorrer ao Pai Santo para nos ajudar está perfeitamente correto. O próprio Cristo disse que se o nosso fardo for pesado, é só entregar-lhe que ele nos aliviará, isso eu afirmo com a autoridade de quem já foi beneficiado centenas de vezes.
Depois de recebida a graça, depois de ser atendido na sua oração, é muito importante agradecer. A melhor manifestação de reconhecimento é a gratidão. Certa vez Cristo, quando curou 10 leprosos, apenas um deles voltou e lhe agradeceu. E o Mestre lhe perguntou: não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (Lc 17:17/19). Jesus nos garantiu que quando lhe pedimos bens espirituais, ele nos concede estas graças e por acréscimo nos manda os bens materiais que necessitamos, mesmo quando não os pedimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário