segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Oração: o recurso que deveria ser mais explorado

Jesus disse: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá (Mc 11.24).

A oração é a mais importante atividade que o ser humano pode realizar e é o combustível de que nosso espírito necessita. Por meio da oração somos nutridos. A oração tem sido o recurso mais eficaz, porém o menos explorado nos dias de hoje. Na verdade, o ato de rezar atualmente tem sido esquecido e pouco valorizado.
É preciso acordar para esta realidade, despertar do sono da falta de fé, da falta de oração e conseqüentemente da falta de tudo. Faltou oração, faltou tudo. Faltou o alimento que nutre o nosso espírito. Muitos carregam pesados fardos estressantes porque não sabem que o Senhor disse: “Se teu fardo é pesado, me entrega que eu te aliviarei”.
Orar é falar com Deus. É expressar o que estamos sentindo. Orar é agradecer a Deus tudo com que ele nos tem agraciado. Orar é poder falar com Deus de nossos pecados.
Quando oramos, declaramos a Deus que precisamos de seu auxílio, que estamos conscientes da necessidade de sua ajuda. Orar é uma atitude de humildade.
Não podemos ser negligentes quanto à oração. Não podemos desanimar. O maior incentivador da oração é o próprio Deus, por meio da Bíblia. Com a oração do Pai-Nosso, ele nos ensina a orar. Ele coloca em nossa mente os motivos pelos quais devemos orar. Promete responder às nossas orações conforme a sua vontade.
Muitos são os testemunhos de orações respondidas, contados nas histórias bíblicas. Um exemplo é a oração de Ana. Ela pediu um filho e Deus lhe deu condições de engravidar.
Vigiar e orar em todo tempo é o que a Bíblia nos ensina. Diante de tantas situações contrárias, não devemos ficar ansiosos. No lugar da ansiedade e dos maus pensamentos devemos levar nossas petições a Deus. A razão de tantos problemas pode ser a falta de oração. Também nos momentos em que tudo está bem é preciso orar com a mesma intensidade. Parece que muitos entendem que oração é para ser feita só na hora dos desesperos. Outros nem assim o fazem. Temos que orar também para agradecer, pois assim teremos méritos quando recorremos a Deus nas horas difíceis.
Separe tempo para orar. Tenha um momento de silêncio em seu dia. Ore com fé e fervor. Com confiança no poder de Deus para responder à sua oração. Com fé fervorosa que tem entusiasmo, energia e dedicação. Ensine seus filhos a orar. A família que ora unida, continua unida. Enquanto oramos, Deus nos abençoa.
Nesta oportunidade é bom lembrar que a oração em comunidade é a igreja, instituída pelo próprio Jesus Cristo. “Dois ou mais em oração eu estarei no meio deles”, disse o mestre. Muitos se dizem cristãos, mas não participam das celebrações religiosas da sua igreja. Quando surgem os problemas da vida é comum as pessoas se recorreram à oração e até se converterem naquela hora, às vezes tarde demais. Outros ainda a tempo de encontrar na religião e na igreja, o refúgio que precisavam, o recurso que deveriam ter recorrido no tempo das “vacas gordas” como reconhecimento a fim de acumularem méritos para os tempos difíceis. A graça é alcançada de muitas maneiras. Quando não em caso de curas ou soluções para nossos problemas, mas em forma de conforto e aceitação aos desígnios de Deus.
Que mérito tem aqueles que só se convertem nas horas difíceis? É claro que nos momentos de infortúnio desta vida a tendência é recorrer a Deus. Por que não recorrer a Deus nos melhores momentos de nossas vidas para manifestar-lhe nosso reconhecimento? Por que não recorrer a Deus no vigor da juventude para encontrar amparo no futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário